P2P baseado em Bitcoin impossível de ser derrubado

Mais de dois anos atrás, The Pirate Bay revelou um plano para revolucionar o seu funcionamento na Web. Continuamente perseguido por ameaças de desligamento e bloqueio, os operadores do site disseram que estavam trabalhando em um plano para criar a sua própria rede P2P.

 

O conceito é certamente interessante: quando um usuário carrega um site na rede e estes dados serão também servidos a outros usuários que acessarem o site da máquina do usuário. Em termos de BitTorrent, as pessoas que acessam o site (leechers) também o servem (seeders) para outros usuários, o que significa que não há nenhum servidor central e nenhum ponto de falha.

 

Enquanto o plano do Pirate Bay não chegou a ser concretizado, outros vêm trabalhando em um sistema similar. Baseado em Budapeste, Hungria, a Zeronet oferece "sites P2P atualizados em tempo real, usando criptografia Bitcoin e a rede BitTorrent."

 

 

 

 

O slide a seguir descreve algumas das principais características:

 

 

Uma vez que o Zeronet é carregado no seu navegador, os usuários não são confrontados com uma caixa de pesquisa Google, mas a homepage Zeronet. Os usuários Zeronet não apenas visualizam este site, mas eles também o hospedam, para que quando os outros se juntarem à rede e pedirem a página, recuperá-la de outros usuários Zeronet

 

Ele funciona de forma semelhante ao compartilhamento usando BitTorrent, embora ainda não tenha tecnologia "swarming" estabelecida. Na imagem abaixo, 96 outras pessoas estão compartilhando a página:

 

 

 

A rede já possui pelo menos um website chamado PLAY, destinado ao compartilhamento de filmes. PLAY é acessado através de uma URL Zeronet -  que só funciona se o software Zeronet está instalado. Uma vez carregado, é indistinguível de qualquer outro site semelhante, alocado num servidor central. 

 

 

No entanto, antes que os usuários fiquem muito animados, existem algumas ressalvas.

 

Embora os sites de Zeronet não caiam, desde que um seeding o alimente, a rede Zeronet não é anônima. Isso significa que os endereços IP dos usuários são públicos, a menos que se escolha a opção Tor ou se coloque uma VPN. Além disso, a função de transferências de torrent é de modo idêntico a qualquer outro site e tão pública como sempre foi.

 

De uma perspectiva legal, a Zeronet em si não tem problemas, mas é claro que um site como o PLAY infringe a lei de direitos autorais (assim como qualquer outro site semelhante) mesmo que seus operadores possam permanecer anônimos.

 

 

Please reload

Destaques
Please reload

Posts Recentes

December 12, 2016