ATM: 1,4 bilhão de ienes roubados por gang em poucas horas

Armados com falsos cartões de crédito do Standard Bank da África do Sul, os ladrões atacaram 1.400 máquinas ATM em lojas de conveniência, num ataque coordenado no início deste mês.

 

Membros de gangues internacionais (supostamente cerca de 100 pessoas) fizeram uma série de retiradas em menos de três horas, segundo a imprensa japonesa. O ataque totalizou 1,4 bilhão de ienes (USD 13 milhões), de acordo com os relatórios, com máquinas em Tóquio e Osaka entre as mais visadas.

 

Não ficou claro como a gangue fugiu com o equivalente a milhões de dólares tão rapidamente , já que as máquinas de dinheiro costumam limitar saques a 100.000 ienes (USD 910) por dia.

 

A polícia japonesa se recusou a confirmar o roubo, mas o Standard Bank reconheceu o assalto e coloca as suas perdas em torno de USD 19 milhões. O banco disse que era uma vítima de um incidente de fraude sofisticada coordenado: "Isto envolveu a retirada de dinheiro usando um pequeno número de cartões fictícios em vários ATMs no Japão", disse em um comunicado.

 

O jornal mais vendido do Japão disse que os ataques começaram cedo na manhã de 15 de Maio, um domingo, quando os bancos estavam fechados. Isso pode ter colaborado com os ladrões , dando tempo suficiente para executar o roubo e deixar o país antes de as autoridades poderem agir, segundo relatos. As autoridades japonesas estão analisando as imagens de câmeras de segurança de ATM e iniciando trabalhos com autoridades do Banco Sul-Africano.

 

Roubos semelhantes ocorreram nos últimos anos, (incluindo um par de roubos totalizando cerca de USD 45 milhões). onde grupos de ladrões cibernéticos desativam limites de retirada de caixas eletrônicos em todo o mundo. As máquinas foram mais tarde invadidas pelos comparsas de rua ,que usaram senhas de segurança roubadas para efetuar

 

 o saque.

Please reload

Destaques
Please reload

Posts Recentes

December 12, 2016