Você possui um Smartwatch, uma Smart TV, uma geladeira inteligente, ou qualquer outro dispositivo "inteligente" conectado à Internet? Se sua resposta for sim, então você precisa saber o mais recente interesse dos criminosos no domínio da Internet das coisas: Ransomware! 

 

Ransomwares (programas que bloqueiam seus dados por criptografia e vendem a chave para recuperá-los) já começaram a aparecer nas telas de TV inteligentes. A nova versão do Frantic Locker (mais conhecido como Flocker) tem agora a capacidade de infectar e bloquear a sua TV até você pagar o resgate.

 

Pesquisadores da TrendMicro alertam ter descoberto a versão atualizada do Flocker que é capaz de bloquear smartphones Android, bem como Smart TVs. Originalmente lançado em maio de 2015, a ransomware Flocker visava inicialmente smartphones Android, com seus desenvolvedores constantemente atualizando a praga e adicionando suporte para o alterações de versão do Android.

 

O que a nova versão do Flocker faz com sua Smart-TV:
  • Bloqueia a tela do dispositivo.

  • Exibe um aviso falso de polícia dos Estados Unidos ​​ou de outra agência de aplicação da lei (como FBI), acusando potenciais vítimas de crimes que não cometeram.

  • Exige USD 200 de cartão de presente iTunes como resgate para desbloquear a TV infectada.

 

A TrendMicro diz que o malware é configurado para desativar-se em algumas regiões, incluindo a Rússia, Bulgária, Hungria, Ucrânia, Geórgia, Cazaquistão, Azerbaijão, Armênia e Belarus.


No entanto, se o Flocker detectar dispositivos fora destes países, o malware irá esperar por 30 minutos antes de solicitar privilégios de administrador para o dispositivo. Se a vítima rejeita o pedido, Flocker congelará a tela, fingindo ser uma atualização do sistema.

 

Embora a nova variante da Flocker não criptografe os arquivos no dispositivo infectado, ele tem a capacidade de roubar os dados do dispositivo, incluindo contatos, o número de telefone, informações do dispositivo e dados de localização. O relatório da Trend Micro não deixa claro a forma como Flocker infecta TVs inteligentes, mas faz notar que a infecção normalmente chega através de SMS ou links maliciosos. Portanto, você deve ser cuidadoso ao navegar na Internet, e receber mensagens de texto ou e-mails de fontes desconhecidas.

Como remover Flocker da sua Smart TV?


Além disso, se a sua TV inteligente Android é infectada, você deve entrar em contato com o fornecedor do dispositivo (operadora de telefonia ou fabricante da TV).

 

Mas, se você tem conhecimento técnico, pode "conectar o seu dispositivo a um PC e iniciar o e o Shell-ADB e executar o comando 'PM clear % pkg%'", disse a TrendMicro. "Isso mata o processo de ransomware e desbloqueia a tela. Os usuários podem, em seguida, desativar o privilégio de administração concedida à aplicação e desinstalar o aplicativo."


Esta não é a primeira vez quando ransomware tem como alvo Smart TVs. No passado, era evidente como TV inteligente foi atacado com o ransomware também Internet das coisas dispositivos sendo controlados remotamente pelo atacante.

Please reload

Destaques
Please reload

Posts Recentes

December 12, 2016