RSA: quebrando a criptografia matematicamente

Sempre afirmo que criptografia de chave pública/privada (PKI) já não responde à segurança necessária no século XXI.
Existem algumas formas de ataque que, impraticáveis nos meados de 1970, hoje se mostram perfeitamente factíveis - motivo pelo qual vemos tantos ataques aos ambientes protegidos por esta criptografia.
Um outro tipo de ataque foi descrito pelo Prof. WIlliam Buchanan, demonstrando um conceito que pode ter como analogia as fórmulas "integral x derivada", onde se demonstra que a matemática é um ciência exata de mão-dupla - numa análise simples, podemos derivar uma fórmula desconhecida através de seu resultado.
Neste caso descrito pelo Prof.Buchanan, o que é feito é um ataque conhecido como "Known Text Attack" (Ataque por Texto Conhecido), onde uma informação é codificada com duas chaves diferentes, não-relativas entre si.
No caso da estrutura PKI, o ataque é eficaz e pode comprometer toda a criptografia daí para a frente, justamente pelo fato de tais chaves serem únicas para cada usuário.
Lembro que isso afeta Certificados Digitais, Criptografia de Chaves Elípticas, Assinaturas Digitais, enfim, todo e qualquer método derivado do conceito de chaves assimétricas (públicas x privadas).
O artigo vale a pena e demonstra como é simples decodificar informação sob RSA.
https://www.linkedin.com/pulse/simple-magic-trick-how-crack-encryption-when-you-dont-buchanan