Locky: você ainda vai ouvir falar dele...
Muita gente hoje conhece o CryptoWall, um ransomware que infecta mais de 80% dos ataques deste tipo em todo o mundo - softwares que codificam arquivos e pedem um resgate para que o usuário decodifique-os.
Mas poucos conhecem o Locky, um dos mais recentes malwares deste tipo.

Lançado no começo de Fevereiro de 2016, ao longo de um período de duas semanas (entre 17 de fevereiro e 2 de março), Locky cresceu ao ponto de tornar-se uma verdadeira ameaça para os usuários em todo o mundo, tendo potencial para disseminação superior ao CryptoWall.
Locky já atinge hoje 16,47% do total de 18,6 milhões de infecções ransomware - considerando apenas 3 familias deste tipo: CryptoWall, Locky e TestaCrypt - revela dados da Fortinet e BleepingComputer, empresas de pesquisas de segurança digital.
No momento, Locky está sendo distribuído via documentos maliciosos anexados a e-mails de SPAM e está infectando usuários no mundo inteiro.
Os Estados Unidos são o país mais afetado, representando mais de 51% das infecções do Locky, seguido da França (16%) e Japão (9,7%). Eslováquia e Canadá completam um rank dos cinco países mais afetados, de acordo com a Fortinet.