Audio-Fingerprint: como os Top-Sites te rastreiam secretamente

Apesar de você poder "navegar incógnito/anônimo", bloquear anúncios ou escondendo suas "pistas", alguns sites monitoram e controlam todos os seus movimentos online usando uma nova técnica de rastreamento da web chamada "Impressões-Digitais de Áudio" (Audio-Fongerprint).
Esta nova técnica de impressão digital pode ser utilizada por empresas de tecnologia e marketing para fornecer anúncios direcionados, bem como para desmascarar usuários VPN ou anônimos, mesmo sem descriptografar o tráfego.
Pesquisadores da Universidade de Princeton têm realizado uma pesquisa massiva sobre privacidade e descobriram que o Google, através de seus vários domínios, vem rastreado usuários em quase 80 por cento de todos os Top-Million Domains (os 1 milhão de domínios mais acessados), utilizando uma variedade de técnicas de rastreio e identificação. Dentre elas, a mais recente tecnologia de rastreamento descoberto pelos pesquisadores é baseada nas impressões digitais da pilha de áudio de uma máquina, através da API AudioContext .
"Todos os 5 principais Terceiros (TOP-5 Third Parties), bem como os 12 do TOP-20, são domínios de propriedade do Google", observam os pesquisadores. "Na verdade, o Google, Facebook e Twitter são as únicas entidades de Terceiros presentes em mais de 10% dos sites."
A API AudioContext não coleta áudio reproduzido ou gravado em uma máquina, mas sim os sinais de áudio da cada máquina (emanações eletromagnéticas que são emitidas pelo conjunto de dispositivos e chips, gerando um "ruido" de audio), que é então usada para revelar combinações únicas de navegador e do dispositivo. O método não tem nada a ver com o microfone do dispositivo, tal como ele depende da forma como o sinal é processado.
Um rastreador usa a API AudioContext para enviar sons de baixa frequência para o computador de um usuário e, em seguida, mede como o computador processa os dados, criando uma impressão digital única com base nos recursos de hardware e software do computador do usuário. Os sinais de áudio processadas em máquinas/navegadores diferentes podem ter pequenas diferenças devido a diferenças de hardware ou software entre as máquinas, enquanto a mesma combinação de máquina e navegador irá produzir sempre o mesmo resultado.
Os pesquisadores, Prof.Arvind Narayanan e Steven Englehardt, criaram uma página de demonstração ao vivo da técnica. Então, se você quiser verificar sua impressão digital de áudio, pode verificar na página de demonstração.
A técnica de impressões-digitais de áudio não é amplamente adotada, mas se junta a uma série de outras abordagens que poderiam ser usadas em combinação para rastrear usuários enquanto navegam na Internet.
Para realizar medições objetivando rastrear os usuários, os pesquisadores disseram ter usado uma peça personalizada de um open-source chamado OpenWPM, que carrega sites no Chrome, Firefox e Internet Explorer, coletando dados em cada página. Outro método amplamente usado para rastrear usuários on-line é uma técnica de impressão digital com base no "HTML Canvas API " e no "IP discovery" da biblioteca WebRTC.
Se desejar se aprofundar no assunto, acesse este PDF com informações sobre o rastreamento por Audio Fingerprint.