Ramsonware agora trava TV e Android

Você possui um Smartwatch, uma Smart TV, uma geladeira inteligente, ou qualquer outro dispositivo "inteligente" conectado à Internet? Se sua resposta for sim, então você precisa saber o mais recente interesse dos criminosos no domínio da Internet das coisas: Ransomware!
Ransomwares (programas que bloqueiam seus dados por criptografia e vendem a chave para recuperá-los) já começaram a aparecer nas telas de TV inteligentes. A nova versão do Frantic Locker (mais conhecido como Flocker) tem agora a capacidade de infectar e bloquear a sua TV até você pagar o resgate.
Pesquisadores da TrendMicro alertam ter descoberto a versão atualizada do Flocker que é capaz de bloquear smartphones Android, bem como Smart TVs. Originalmente lançado em maio de 2015, a ransomware Flocker visava inicialmente smartphones Android, com seus desenvolvedores constantemente atualizando a praga e adicionando suporte para o alterações de versão do Android.
O que a nova versão do Flocker faz com sua Smart-TV:
Bloqueia a tela do dispositivo.
Exibe um aviso falso de polícia dos Estados Unidos ou de outra agência de aplicação da lei (como FBI), acusando potenciais vítimas de crimes que não cometeram.
Exige USD 200 de cartão de presente iTunes como resgate para desbloquear a TV infectada.
A TrendMicro diz que o malware é configurado para desativar-se em algumas regiões, incluindo a Rússia, Bulgária, Hungria, Ucrânia, Geórgia, Cazaquistão, Azerbaijão, Armênia e Belarus.
No entanto, se o Flocker detectar dispositivos fora destes países, o malware irá esperar por 30 minutos antes de solicitar privilégios de administrador para o dispositivo. Se a vítima rejeita o pedido, Flocker congelará a tela, fingindo ser uma atualização do sistema.
Embora a nova variante da Flocker não criptografe os arquivos no dispositivo infectado, ele tem a capacidade de roubar os dados do dispositivo, incluindo contatos, o número de telefone, informações do dispositivo e dados de localização. O relatório da Trend Micro não deixa claro a forma como Flocker infecta TVs inteligentes, mas faz notar que a infecção normalmente chega através de SMS ou links maliciosos. Portanto, você deve ser cuidadoso ao navegar na Internet, e receber mensagens de texto ou e-mails de fontes desconhecidas. Como remover Flocker da sua Smart TV?
Além disso, se a sua TV inteligente Android é infectada, você deve entrar em contato com o fornecedor do dispositivo (operadora de telefonia ou fabricante da TV).
Mas, se você tem conhecimento técnico, pode "conectar o seu dispositivo a um PC e iniciar o e o Shell-ADB e executar o comando 'PM clear % pkg%'", disse a TrendMicro. "Isso mata o processo de ransomware e desbloqueia a tela. Os usuários podem, em seguida, desativar o privilégio de administração concedida à aplicação e desinstalar o aplicativo."
Esta não é a primeira vez quando ransomware tem como alvo Smart TVs. No passado, era evidente como TV inteligente foi atacado com o ransomware também Internet das coisas dispositivos sendo controlados remotamente pelo atacante.