Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais

Porque um ex-espião da NSA sacudiu o mundo

Edward Joseph Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana e a fragilidade dos mecanismos de proteção até então em uso - e muitos deles até hoje, inclusive no Brasil.

 

A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos. Em reação às revelações (portanto verdadeiras), o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.

 

 

Em junho de 2013, Edward Snowden, falando de seu trabalho para a NSA e dos motivos por que decidiu correr os riscos de revelar a existência dos programas de vigilância e espionagem mundial, disse:

 

"Eu sou apenas mais um cara que fica lá no dia a dia em um escritório, observa o que está acontecendo e diz: 'Isso é algo que não é para ser decidido por nós; o público precisa decidir se esses programas e políticas estão certos ou errados." (Snowden, junho de 2013)

 

Em 2015, o filme Citizenfour, foi o ganhador do Oscar na categoria de melhor documentário. O documentário dirigido por Laura Poitras aborda a extensão da vigilância global e espionagem pelos Estados Unidos, feitas através da NSA bem como, em filmagem feita durante o desenrolar dos eventos, documenta como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público.

Seguem abaixo alguns links que lhe permitirão saber porquê este é hoje o inimigo público No. 1 dos EUA e porquê nenhuma ferramenta de segurança o deixará mais seguro que CIFRA EXTREMA.

June 07, 2014

Sem criptografia, é inseguro

Nesta entrevista à Sonia Bridi para a Globonews, fica claro que sem criptografia não há nem segurança nem privacidade no mundo digital de hoje (02:36). Entretanto, o próprio Snowden reconhece que a criptografia é muito difícil de usar - um paradigma que CIFRA EXTREMA quebra de forma brilhante.

October 15, 2015

Snowden: PKI é inseguro

Nesta excelente reportagem, fica claro UMA das maneiras como a NSA consegue abrir criptografia de chaves públicas/privadas: reutilizando senhas. Os números primos gerados por algoritmos assimétricos se repetem por toda a Internet devido ao custo de calculá-los, e basta que a NSA derive 2 deles para abrirem até 20% de todos os segredos existentes na rede, codificados por algoritmos assimétricos.

March 10, 2014

Criptografia: a melhor defesa

Entrevista de Snowden para o Festival South By Southwest (SXSW), onde afirma que a única defesa é a criptografia. Cita também o monitoramento de todas as comunicações digitais.

September 05, 2013

Schneier: NSA está quebrando criptografia da Internet

Ainda no calor das revelações de Snowden, Bruce Schneier mostra que a NSA vem quebrando os algoritmos utilizados na Internet - mais por uso de backdoors e técnicas de interceptação e monitoramento, que por capacidade matemática. 

September 05, 2013

Schneier: NSA abre as criptografias

O "papa" da criptografia mundial, Bruce Schneier, ao se interar dos arquivos de Snowden traçou um cenário sombrio mas realista sobre a NSA, ferramentas de criptografia norte-americanas, backdoors, TAO, etc. Ele deixa claro que as ferramentas existentes são propositalmente vulneráveis e que programas de espionagem da NSA são plantados, mesmo à revelia, em sistemas operacionais, modems, roteadores, etc.  E avisa: suspeite de softwares comerciais de criptografia das maiores empresas.

March 02, 2015

Snowden inside Guardian

Entrevista em áudio dos keyplayers do "The Guardian", na íntegra (01:15:52), celebrando o filme de Laura Poitra, Citizenfour (vencedor do Oscar).

June 10, 2013

Snowden: Arquivos Completos

Este link leva à íntegra de todos os documentos e entrevistas de Snowden aoos jornalistas Laura Poitras, Glenn Greenwald e Ewen MacAskill

September 08, 2013

Petrobrás espionada pela NSA

Edward Snowden revelou em seus papéis que várias empresas em todo o mundo são espionadas; inclusive a Petrobrás. Mesmo utilizando os melhores softwares do mundo, ficou-se sabendo que estes são preparados para dar acesso a informações "de Estado": apresentam vulnerabilidades e backdoors que facilitam o acesso da NSA e de hackers que usam as mesmas técnicas.

Please reload

Saiba Mais
Saiba Mais
Saiba Mais

Copyright © 2014-2017 Big Blue Serviços Ltda  - Todos os Direitos Reservados                                                                          Arte/Criação: OASYS