Porque um ex-espião da NSA sacudiu o mundo
Edward Joseph Snowden é um analista de sistemas, ex-administrador de sistemas da CIA e ex-contratado da NSA que tornou públicos detalhes de vários programas que constituem o sistema de vigilância global da NSA americana e a fragilidade dos mecanismos de proteção até então em uso - e muitos deles até hoje, inclusive no Brasil.
A revelação deu-se através dos jornais The Guardian e The Washington Post, dando detalhes da Vigilância Global de comunicações e tráfego de informações executada através de vários programas, entre eles o programa de vigilância PRISM dos Estados Unidos. Em reação às revelações (portanto verdadeiras), o Governo dos Estados Unidos acusou-o de roubo de propriedade do governo, comunicação não autorizada de informações de defesa nacional e comunicação intencional de informações classificadas como de inteligência para pessoa não autorizada.
Em junho de 2013, Edward Snowden, falando de seu trabalho para a NSA e dos motivos por que decidiu correr os riscos de revelar a existência dos programas de vigilância e espionagem mundial, disse:
"Eu sou apenas mais um cara que fica lá no dia a dia em um escritório, observa o que está acontecendo e diz: 'Isso é algo que não é para ser decidido por nós; o público precisa decidir se esses programas e políticas estão certos ou errados." (Snowden, junho de 2013)
Em 2015, o filme Citizenfour, foi o ganhador do Oscar na categoria de melhor documentário. O documentário dirigido por Laura Poitras aborda a extensão da vigilância global e espionagem pelos Estados Unidos, feitas através da NSA bem como, em filmagem feita durante o desenrolar dos eventos, documenta como se deram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público.
Seguem abaixo alguns links que lhe permitirão saber porquê este é hoje o inimigo público No. 1 dos EUA e porquê nenhuma ferramenta de segurança o deixará mais seguro que CIFRA EXTREMA.
June 07, 2014
Sem criptografia, é inseguro
Nesta entrevista à Sonia Bridi para a Globonews, fica claro que sem criptografia não há nem segurança nem privacidade no mundo digital de hoje (02:36). Entretanto, o próprio Snowden reconhece que a criptografia é muito difícil de usar - um paradigma que CIFRA EXTREMA quebra de forma brilhante.
October 15, 2015
Snowden: PKI é inseguro
Nesta excelente reportagem, fica claro UMA das maneiras como a NSA consegue abrir criptografia de chaves públicas/privadas: reutilizando senhas. Os números primos gerados por algoritmos assimétricos se repetem por toda a Internet devido ao custo de calculá-los, e basta que a NSA derive 2 deles para abrirem até 20% de todos os segredos existentes na rede, codificados por algoritmos assimétricos.
September 05, 2013
Schneier: NSA abre as criptografias
O "papa" da criptografia mundial, Bruce Schneier, ao se interar dos arquivos de Snowden traçou um cenário sombrio mas realista sobre a NSA, ferramentas de criptografia norte-americanas, backdoors, TAO, etc. Ele deixa claro que as ferramentas existentes são propositalmente vulneráveis e que programas de espionagem da NSA são plantados, mesmo à revelia, em sistemas operacionais, modems, roteadores, etc. E avisa: suspeite de softwares comerciais de criptografia das maiores empresas.
September 08, 2013
Petrobrás espionada pela NSA
Edward Snowden revelou em seus papéis que várias empresas em todo o mundo são espionadas; inclusive a Petrobrás. Mesmo utilizando os melhores softwares do mundo, ficou-se sabendo que estes são preparados para dar acesso a informações "de Estado": apresentam vulnerabilidades e backdoors que facilitam o acesso da NSA e de hackers que usam as mesmas técnicas.